segunda-feira, 7 de abril de 2008

PROJETO MEIO AMBIENTE: “Água, terra e vida”.

I - Justificativa: A perspectiva ambiental consiste num modo de ver o mundo
em que se evidencia a inter-relação e interdependência dos diversos elementos das constituições e manutenção da vida. Em termos de educação esta perspectiva evidencia a necessidade de um trabalho vinculado aos princípios da dignidade humana da participação, da co-responsabilidade e da solidariedade, enfocando as relações entre os seres humanos e a natureza.

II - Objetivo:
- Conscientização de ser parte integrante do meio ambiente.
- Modificar atitudes e praticas pessoal
- Ampliar o conceito sobre meio ambiente
- Perceber a importância da participação individual e coletiva na preservação do meio ambiente.
- Necessidades de aproveitamento de matérias utilizadas.

III - Ações Propostas:Projeto Água
1- Projeto Água

SEMANA DA ÁGUA – 2008


Atividade a ser desenvolvida: PROJETO – “Água na medida certa”.
Local: Exposição na própria escola de 24 a 28 de março.
Horário: 7h30 às 17h30
Responsável pela atividade: Coordenadora – Rosemeire Alves
Série: Aluno da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Sala de Recurso – (Deficientes Físicos).

1- Projeto Água – “Água na medida certa”.


Introdução:
A civilização humana está iniciando um processo de preocupação com a PRESERVAÇÃO DA NATUREZA.
Aqui iremos destacar a Água, “Água na medida certa” que muitos a têm em abundância e outros já sentem sua escassez, como também não tem consciência deste líquido precioso essencial para nossa sobrevivência.
Com esta proposta de PROJETO em nossa Escola, iremos sim semear informações importantíssimas para que o fruto futuro não seja tão entristecedor.
HÁ ÁGUA HOJE, E AMANHÃ?
PORTANTO, “ÁGUA NA MEDIDA CERTA”!
Objetivos:
- Conscientizar e valorizar a água como recurso natural que precisa ser conservado, pois não é inesgotável.
- Identificar a utilização adequada da água em nossa vida.
- Desenvolver a criatividade, a imaginação, a atenção e o raciocínio.


Conceitos – Chaves:
- Ciclo água, tratamento da água e seu percurso até a torneira.
- Poluição das águas.
- Doenças transmitidas pela água poluída.
- Uso da água sem desperdício.
- Conhecer melhor o planeta Terra.
- Direitos universais da água: estado físico, importância e utilização da água.

Materiais e Equipamentos:
Textos informativos (artigos, reportagens, poesia, internet, vídeo, etc.), músicas, cartazes, passeio de campo, visitas em locais relativos ao conceito.


Carga Horária:
O Projeto foi proposto para ter duração de uma semana, para exposição na escola e visitação.
Procedimentos Metodológicos:
Textos Didáticos, Informações pela Internet, Livros de Histórias, anotações de palestras em visitas de campo.
Trabalho com Música: “Planeta Água” –trabalhado em todas as séries, através da música os conceitos serão revistos e dramatizados.

Trabalho com História:
- A ÁGUA DO PLANETA – Fernando Carraro.
- O CICLO DA ÁGUA – Neide e Suzana.
- A ÁGUA NOSSA DE CADA DIA – Ruth de Gouvêa Duarte.
Estas histórias irão transformar em painel, livros, cartazes.

Produção de Textos:
- Atividades Ortográficas e Gramaticais.
- Excursões das nascentes a SABESP (tratamento de água).
- Exibição de filmes.
- Redação: - temas – “Água na medida certa” reconhecendo a importância da água para nossa vida;
Proposta de Avaliação:
- Organizado pelo grupo uma exposição para chamar a atenção da família, comunidade sobre a necessidade de cuidar, preservar, economizar água para que não falte para nossa sobrevivência.
- Estar sempre revendo estas situações durante o ano letivo para que acrescente mais informações com ampliação da participação dos pais dos alunos e demais membros da comunidade.


Semana da Água – 2008

Atividade a ser desenvolvida: Conhecendo melhor o Planeta Terra.
Local: Escola

Horário: Período de aula
Responsável pela atividade: Professoras Cleide, Luciane, Fernanda, Luciana, Simone, Silvia.
Série ou público executor: 1º e 2º Ano


Atividade a ser desenvolvida: O ciclo da água (livros, painéis, álbum seriado).
Local: Escola.
Horário: Período de aula.
Responsável pela atividade: Professoras Márcia, Célia,Andréia Talita.
Série ou público executor: 3º Ano, 2º e 3º ano (Apoio)

Atividade a ser desenvolvida: Mata ciliar (maquete)
Horário: Período de aula.
Responsável pela atividade: Professoras Vilma, Sueli e Mariza
Série ou público executor: 4º Ano.

Atividade a ser desenvolvida: Redação: “Água na medida certa”.
Local: Escola.
Horário: Período de aula.
Responsável pela atividade: Professoras Teresinha, Elza, Dora.
Série ou público executor: 5º Ano.

Atividade a ser desenvolvida: Produção de slogans referente ao tema: “Água na medida certa”.
Local: Escola.
Horário: Período de aula.
Responsável pela atividade: Professora Teresinha, Elza, Dora.
Série ou público executor: 5º ano.

Atividade a ser desenvolvida: Poluição da Água e doenças transmitidas pela mesma e importância da água em nossa vida.
Local: Escola.
Horário: Período de aula.
Responsável pela atividade: Professoras Maria das Graças e Vanda Eda.
Série ou público executor: Sala de Recursos (Deficiência Física).

Atividade a ser desenvolvida: Estados físicos da água (sólido, liquido, gasoso). Local: Escola.
Horário: Período de aula.
Responsável pela atividade: Professoras Maura, Andréia, Simone, Ione, Eroni, Marilena, Juliana
Série ou público executor: Jardins I, II e III.

Culminância: Exposição dos trabalhos realizados para a comunidade.( 28 e 31/3)




Assis, 12 de março de 2008.


__________________________________
Rosemeire Alves de Oliveira Mendes
Coordenadora Pedagógica

Nenhum comentário: